Artigo-Advogado

Planejamento Sucessório e Organização Patrimonial para Empresas e Famílias

Planejar o patrimônio é uma solução para a preservação e proteção da estrutura familiar e empresarial

Um falecimento na família ou na empresa quase sempre significa uma barreira para se falar em Planejamento Sucessório e Patrimonial. No entanto, o planejamento, a organização e a transferência dos bens ainda em vida é uma solução para a preservação e proteção da estrutura familiar e empresarial.

O Planejamento Sucessório e Patrimonial pode gerar benefícios para os interessados, como por exemplo, redução de custos de inventário, economia tributária, agilidade na divisão de bens, e disponibilidade imediata dos bens. O inventário no Brasil é lento, custa caro e provoca uma situação de falta de liquidez em prejuízo dos herdeiros que não podem se valer destes bens para atender suas necessidades pessoais. E ainda, pode haver desgaste familiar e emocional.

Para os empresários, a ausência de um planejamento pode afetar os negócios. A eventual entrada de herdeiros que não estão aptos para a gestão da sociedade pode significar, no futuro, o fim da empresa ou uma situação de conflitos.

O Planejamento Sucessório e Patrimonial é, hoje, uma ferramenta indispensável para estruturar patrimônios familiares e empresariais, possibilita realizar a partilha antecipada dos para não imobilizar estes ativos durante o processo de inventário, além de evitar conflitos que inviabilizem a continuidade dos negócios da família e, sobretudo, esse tipo de planejamento ajuda a reduzir as despesas tributárias e do inventário.

Após analisar cada caso é possível identificar a situação específica do grupo familiar, de seus negócios, bens pessoais e planejar a organização do patrimônio, definir a forma de gestão, papéis e direitos de cada um dos herdeiros, separando os interesses familiares e os da empresa. Planejar o futuro da empresa e da família sobre o aspecto patrimonial e sucessório é extremamente necessário para assegurar a perenidade dos negócios e a harmonia entre os envolvidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 5 = 4